O projeto ‘Pequenas Notáveis’ apresenta as trajetórias de mulheres como Frida Kahlo, Malala Yousafzai e Carolina de Jesus

O Sesc Santana, na zona Norte de São Paulo, promove, nos dias 9 e 16 de março, a contação de histórias sobre as trajetórias de importantes mulheres feministas.

O projeto ‘Pequenas Notáveis’ levará às crianças a vida de de cinco mulheres reconhecidas no cenário mundial por seu ativismo pelas mulheres. São elas a pintora mexicana Frida Kahlo, a escritora negra Carolina de Jesus e a norte-americana Virginia Woolf, a ativista da educação Malala Yousafzai e a jornalista Marina Colasanti.

A contação de histórias apresenta a opressão vivida por estas mulheres e coloca em discussão as questões de feminismo e gênero na sociedade.

As narrativas fazem parte do projeto ‘De Generadas’, que está em sua quinta edição e já promoveu ações em diversos formatos como teatro, oficinas e shows. Dessa vez, acontece em parceria com a Cia do Núcleo. A apresentação ocorre das 14h às 15h, tem entrada gratuita e sem a retirada de ingressos.

As pequenas:

Malala Yousafzai
Nasceu em 1997 e, quando adolescente, lutou para promover a educação, em tempos de ocupação talibã, no Paquistão, e foi a pessoa mais jovem a ser laureada com o Prêmio Nobel. Seu livro é fenômeno mundial, que fala sobre uma família exilada pelo terrorismo global. Malala é ativista pela defesa dos direitos humanos das mulheres.

Carolina Maria de Jesus
Nascida em 1914, viveu como catadora de recicláveis e é uma das principais escritoras negras do Brasil, autora da obra Quarto de Despejo, em que relata seu cotidiano na favela do Canindé, em São Paulo, publicado em 1960.

Frida Kahlo
Nascida em 1907, Frida Kahlo sempre foi apaixonada pela cultura de seu país e ao que remetesse às tradições mexicanas. Artista, engajada e revolucionária, tornou-se uma das maiores pintoras do século. Sua obra expressa muito de sua biografia, marcada por percalços como a poliomelite, acidente de trânsito e inconformidade com a condição de papel de mulher.

Marina Colasanti
Nasceu em 1937, autora de livros adultos e infantojuvenis, ela passou a infância na Itália e migrou para o Brasil. Sua obra faz reflexões de forma poética e leve sobre as relações humanas, sentimentos e pensamentos.

Compartilhar:
Tags: , ,

0 Comentários

Deixe seu comentário: